Cachorros, francesinhas, pregos no prato e no pão, hamburgueres, cachorros e francesinhas especiais (c/s/batata)...

Torneio de Sueca do CAFÉ PASSATEMPO

Regulamento

Participantes

1. Os participantes dever-se-ão inscrever em equipas de dois, mediante o pagamento de 10€ por equipa.

2. As inscrições serão aceites por ordem de chegada. Se no final do prazo estiverem inscritas um número ímpar de equipas à organização reserva-se o direito de anular a inscrição da última equipa, sem prejuízo para os visados.

Esquema do torneio

1. O torneio está dividido 2 fases:

a. Fase de grupos. Em que as equipas do mesmo grupo se defrontam entre si, passando as duas primeiras classificadas à fase seguinte.

b. Meias-finais: as quatro equipas vencedoras da fase de grupos confrontam-se da seguinte forma: o primeiro classificado da série par joga contra o segundo classificado da série impar seguinte.

2. As equipas que se irão defrontar na fase de grupos serão sorteadas entre si.

3. A segunda fase do torneio será disputada através de confronto directo entre as equipas apurando-se apenas a vencedora do jogo.

4. Caso se verifique empate pontual no final da Fase de Grupos serão aplicados, pela respectiva ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de jogos ganhos no confronto directo entre as empatadas;

b) Maior diferença entre partidas ganhas (Pg) e partidas perdidas (Pp) nos jogos entre os empatados;

c) Mais partidas ganhas nos jogos entre os empatados;

d) Maior número de TODOS (10 vazas) realizados nos jogos entre os empatados;

e) Maior número de 2 pontos conseguidos numa só partida, nos jogos realizados entre os empatados

f) Realização de uma “negra” (somente um jogo).

O jogo

1. O baralho tem somente 40 cartas, sendo removidos os oitos, noves e dezes do baralho padrão.

2. A ordem das cartas em cada naipe, em ordem decrescente de valor, é: ás, sete, rei, valete, rainha, seis, cinco, quatro, três, dois.

3. O valor das cartas é: ás (11pontos), sete (10pontos), rei (4pontos), valete (3pontos), dama (2pontos), restantes cartas (0pontos)

4. O objectivo é ganhar cartas que valem pontos de forma a atingir mais de 60 pontos (no total há 120 pontos, somados, no baralho).

Modo de Jogar

1. Cada mão joga-se no sentido anti-horário.

2. A primeira pessoa a distribuir as cartas é àquela que de entre todos os jogadores da mesa retirar a carta do baralho de maior valor, de acordo com a ordem da sueca cima descrita. Aquele que se encontra à direita do distribuidor está incumbido de baralhar as cartas e o seu parceiro de partir as mesmas. O distribuidor escolhe o trunfo de uma das duas formas:

3. Tirando a última carta do baralho, revelando o trunfo. Em seguida dá 10 cartas de uma vez ao jogador à sua direita, e continua distribuindo no sentido anti-horário.

4. Virar a primeira carta do baralho, escolhendo o trunfo. Tira depois nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido horário 10 cartas a cada jogador.

5. Começa a jogar o jogador à direita do distribuidor.

6. Todos os jogadores deverão assistir ao naipe jogado pelo primeiro jogador.

7. O jogador que não tiver cartas para assistir ao naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo.

8. Ganha a vaza a carta mais alta do naipe jogado ou o trunfo mais alto.

9. O jogador que ganhar uma vaza puxa a seguinte.

10. A partida termina quando todas as cartas tiverem sido jogadas, perfazendo 10 vazas no total.

Permissões e Proibições

1. O baralhar das cartas terá de ser feito obrigatoriamente ao nível da mesa, de modo a que todos os elementos da mesa possam observar esse acto e sempre com as ‘costas’ das cartas viradas para cima. Quem isso não aconteça a equipa que baralha será penalizada.

2. O jogo terá de ocorrer em silêncio, não podendo haver diálogo entre os jogadores durante os jogos. Será apenas permitido falar no intervalo dos jogos.

3. As vazas serão recolhidas num monte por equipa, não podendo ser alterada a sua ordem, podendo apenas ser visualizada a última vaza, sob pena de a equipa adversária ganhar 2 (dois) jogos.

4. Serão unicamente permitidos sinais de mesa com cartas. Qualquer outro tipo de sinais, ou actos que nada tenham que ver com o jogo da Sueca, será alvo de penalização.

Penalizações

5. Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão e se for descoberto, ele estará a "renunciar" ao jogo. Neste caso, a dupla oponente ganha 4 pontos automaticamente, sendo anulado o resultado da partida em questão.

6. O jogador que não olhar só e apenas para as ‘costas’ das cartas enquanto baralha, numa tentativa da sua equipa sair beneficiada, fará com que a equipa adversária ganhe 1 ponto e terá de baralhar novamente as cartas.

7. Se for detectada uma deficiente distribuição das cartas no decorrer da partida será atribuído 1 ponto à equipa adversária do jogador que distribuiu as cartas e a partida em questão termina, passando a vez de distribuir ao jogador seguinte. Se for detectada a má distribuição das cartas antes da partida começar o jogador que distribuiu as cartas terá nova oportunidade. À segunda ocasião será penalizado, sendo atribuído 1 ponto à equipa adversária, mas poderá continuar a distribuir as cartas, depois de baralhadas novamente.

8. Caso um jogador de uma equipa visualize as cartas já jogadas, que não as da última vaza, essa equipa será penalizada, sendo atribuídos 2 (dois) jogos à equipa adversária, podendo o jogo continuar a decorrer normalmente.

Pontuação

1. O objectivo do jogo é ganhar o máximo de pontos possíveis.

2. A equipa que tiver ao fim da partida mais de 60 dos pontos totais, ganha 1 ponto.

Se uma equipa consegue mais de 90 pontos, ganhará 2 pontos. Caso uma equipa perfizer todas as vazas, ou a equipa adversária fizer “renuncia”, ganhará 4 pontos.

3. Havendo um empate, isto é, as duas equipas fizerem 60 pontos, ninguém marca pontos.

Para o preenchimento da ficha, poderá ser qualquer elemento da mesa, desde que haja o consenso de todos os elementos da mesa. Caso o consenso não exista, será o jogador responsável por primeiro distribuir as cartas que ficará encarregue.

Vencedor

4. Ganha o jogo a equipa que conseguir primeiro 10 pontos.

ATENÇÃO - IMPORTANTE

1. A fase de grupos será obrigatoriamente jogada num fim-de-semana e a fase final no fim-de-semana seguinte. As equipas que não comparecerem no fim-de-semana de jogos serão penalizadas com uma derrota por 0-10.

A Organização