REGULAMENTO TORNEIO SUECA
0. As equipas serão definidas por sorteio, sorteio esse a realizar-se no primeiro dia da Fase de Grupos.
1. O torneio está dividido 2 fases:
a) Fase de grupos. Em que as equipas do mesmo grupo se defrontam entre si, passando as quatro primeiras classificadas à fase seguinte.
b) Meias-finais: as quatro equipas vencedoras da fase de grupos confrontam-se da seguinte forma: o primeiro classificado joga com o quarto classificado, e o segundo com o terceiro.
2. As equipas que se irão defrontar na fase de grupos serão sorteadas entre si.
3. A segunda fase do torneio será disputada através de confronto directo entre as equipas apurando-se apenas a vencedora do jogo.
4. Vence a equipa que chegar primeiro às 3 (três) mocas de 4 (quatro) pontos. Cada vitória na fase de grupos vale 3 (três) pontos. Caso se verifique empate pontual no final da Fase de Grupos serão aplicados, pela respectiva ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:
a) Maior número de pontos ganhos no confronto directo entre as empatadas;
b) Maior número de mocas ganhas nos jogos entre os empatados;
c) Maior número de pontos ganhos nos jogos entre os empatados;
d) Maior número de mocas ganhas em toda a fase de grupos;
e) Maior número de pontos ganhos em toda a fase de grupos;
f) Realização de uma “negra”, com as mesmas características do jogo da fase de grupos e com os mesmos critérios de desempate.
NOTA: No desempate a três ou mais equipas, sempre que um dos critérios anteriores eliminar uma das equipas, o critério seguinte servirá só para desempatar as duas equipas sobrantes.
O jogo
1. O baralho tem somente 40 cartas, sendo removidos os oitos, noves e dezes do baralho padrão.
2. A ordem das cartas em cada naipe, em ordem decrescente de valor, é: ás, sete, rei, valete, rainha, seis, cinco, quatro, três, dois.
3. O valor das cartas é: ás (11pontos), sete (10pontos), rei (4pontos), valete (3pontos), dama (2pontos), restantes cartas (0pontos)
4. O objectivo é ganhar cartas que valem pontos de forma a atingir mais de 60 pontos (no total há 120 pontos, somados, no baralho).
Modo de Jogar
1. Cada mão joga-se no sentido anti-horário.
2. A primeira pessoa a distribuir as cartas é àquela que de entre todos os jogadores da mesa retirar a carta do baralho de maior valor, de acordo com a ordem da sueca acima descrita. Aquele que se encontra à direita do distribuidor está incumbido de baralhar as cartas e o seu parceiro de partir as mesmas. O distribuidor escolhe o trunfo de uma das duas formas:
a) Tirando a última carta do baralho, revelando o trunfo. Em seguida dá 10 cartas de uma vez ao jogador à sua direita, e continua distribuindo no sentido anti-horário.
b) Virar a primeira carta do baralho, escolhendo o trunfo. Tira depois nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido horário 10 cartas a cada jogador.
3. Começa a jogar o jogador à direita do distribuidor.
4. Todos os jogadores deverão assistir ao naipe jogado pelo primeiro jogador.
5. O jogador que não tiver cartas para assistir ao naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo.
6. Ganha a vaza a carta mais alta do naipe jogado ou o trunfo mais alto.
7. O jogador que ganhar uma vaza puxa a seguinte.
8 A partida termina quando todas as cartas tiverem sido jogadas, perfazendo 10 vazas no total.
Pontuação
1. O objectivo do jogo é ganhar o máximo de pontos possíveis.
2. A equipa que tiver ao fim da partida mais de 60 (sessenta) dos pontos totais, ganha 1 (um) ponto.
Se uma equipa consegue mais de 90 (noventa) pontos, ganhará 2 (dois) pontos. Caso uma equipa perfizer todas as vazas, ou a equipa adversária fizer “renuncia”, ganhará 4 (quatro) pontos.
3. Havendo um empate, isto é, as duas equipas fizerem 60 (sessenta) pontos, ninguém marca pontos.
Para o preenchimento da ficha, poderá ser qualquer elemento da mesa, desde que haja o consenso de todos os elementos da mesa. Caso o consenso não exista, será o jogador responsável por primeiro distribuir as cartas que ficará encarregue.
4. A pontuação é realizada em mocas de 4 (quatro) pontos, sendo que não é possível apontar ‘à frente’, isto é, tendo uma moca 3 (três) pontos, se a equipa vencer mais 2 (dois), apenas será fechada a moca, não abrindo uma nova moca com 1 (um) ponto.
Vencedor
1. Ganha o jogo a equipa que conseguir primeiro 3 (três) ‘mocas’.
Permissões e Proibições
1. O baralhar das cartas terá de ser feito obrigatoriamente ao nível da mesa, de modo a que todos os elementos da mesa possam observar esse acto e sempre com as ‘costas’ das cartas viradas para cima. Caso isso não aconteça a equipa que baralha será penalizada.
2. O jogo terá de ocorrer em silêncio, não podendo haver diálogo entre os jogadores durante os jogos. Será apenas permitido falar no intervalo dos jogos.
3. As vazas serão recolhidas num monte por equipa, não podendo ser alterada a sua ordem, podendo apenas ser visualizada a última vaza, sob pena de a equipa adversária ganhar 1 (um) ponto.
4. Não são permitidos qualquer tipo de sinais, com ou sem cartas.
Penalizações
PERDE 4 (QUATRO) PONTOS SE:
Algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão e se for descoberto, estando a "renunciar" ao jogo. Neste caso, a dupla oponente ganha 4 (quatro) pontos automaticamente (contabilizados na ‘moca’ seguinte, se necessário), sendo anulado o resultado da partida em questão.
PERDE 1 (UM) PONTO SE:
1. O jogador que não olhar só e apenas para as ‘costas’ das cartas enquanto baralha, numa tentativa da sua equipa sair beneficiada, o que fará com que a equipa adversária ganhe 1 (um) ponto e terá de baralhar novamente as cartas.
2. Um jogador de uma equipa visualize as cartas já jogadas, que não as da última vaza. Essa equipa será penalizada, sendo atribuído 1 (um) jogo à equipa adversária.
3. For detectada uma deficiente distribuição das cartas no decorrer da partida. Será atribuído 1 (um) ponto à equipa adversária do jogador que distribuiu as cartas e a partida em questão termina, passando a vez de distribuir ao jogador seguinte. Se for detectada a má distribuição das cartas antes da partida começar, ou antes de ser recolhida a primeira vaza, passa a vez de dar as cartas ao jogador seguinte.
3. Um jogador fizer sinais ou mantiver conversas durante o jogo.
NOTA: Sempre que um jogador fizer um sinal a sua equipa é advertida com 1 (um) castigo. A cada 2 (dois) castigos a equipa perde 1 (um) ponto. O seu parceiro ficará impedido de jogar uma carta consoante o sinal dado, de modo a que a sua equipa saia beneficiada.
A Organização